28/02/2013

ALEGRIA: ESSÊNCIA DA VIDA!


A capacidade de viver a vida intensa e alegremente nos faz indivíduos melhores.  Existe dentro de nós a faculdade de captar a força da sabedoria interior e agir, gerando alegria. Ela emerge como essência do nosso verdadeiro ser. Traz elevado grau de espiritualidade e força para lidar com adversidades da vida, do dia-a-dia.
Alegria é luz que verdadeiramente ilumina. Resplandece... Irradia felicidade. Outros facilmente hão de perceber nosso estado de contentamento.  Um sorriso é capaz de levar ondas positivas e de amor a pessoas e lugares. Advém da alma. É poderoso estímulo que faz crescer, florescer e aparecer em lugares e cantos por onde quer que vá.
Viver com alegria não impede ou nos blinda dos sofrimentos que fazem parte da existência. Devemos procurar entender essas necessidades básicas e a descoberta dos meios para atendê-las. Pode advir de um pequeno gesto chamado sorriso...
A alegria começa quando somos responsavelmente livres para sermos nós mesmos. Quando tomamos o leme da vida, a levamos com as próprias mãos. Deixamos de ser escravos de algo ou de alguém. Para construir uma vida de alegria é preciso haver algo que desejamos encontrar e atingir.
A expectativa dessa conquista nos motiva a acordar cheios de sentimentos positivos - disposição, energia, vigor.  Assim, estabelecemos objetivos e trabalhamos para alcançá-los. Então o interesse pela vida aumenta. Sentimo-nos a caminho de um futuro claro... Brilhante... Alegre e feliz!
Nada deve ser considerado impossível ou inatingível se formos movidos pela crença, pelo otimismo. Um sonho por mais difícil que seja pode ser atingido, mesmo que duvidem. Criar uma vida de alegria é ter paz interior. Sentimos essa paz quando conseguimos o controle da mente, da alma. Compreensão de que somos parte de um projeto grandioso arquitetado por Deus chamado: vida.
Cada um desenvolve a sensação de paz ao seu modo. Seja através de momentos de prece, meditação, práticas de atividades ao ar livre, contato com a natureza, dança ou arte. Escrever poemas, livros, artigos... O meio utilizado não importa. A sensação de alegria de viver se enriquece com pequenas coisas ou qualquer experiência que acalme a mente e o coração.
A alegria real se encontra no silêncio da própria alma, onde a inspiração Divina vibra com luz e força a nosso favor, de forma incessante. Por isso é importante sempre saudar o dia que nasce com alegria. Demonstrar e sentir gratidão a Deus pelo novo dia, como uma oportunidade de crescer espiritualmente e iluminar o eu interior.
Ao se abrir a mente e o coração, permitindo a entrada da alegria, é possível percebê-la em toda parte, como nas pequenas coisas em volta. Basta olhar ao redor com otimismo. E quando o amor não está presente, a alegria não floresce. Permanece adormecida, sombreada por dúvidas e indecisões. Através do amor é que se chega à alegria. E resulta na perfeição da ação que movimenta vários músculos da face criando e enaltecendo belos sorrisos.
Quando o amor se instala, a alegria de viver resplandece como resultado do adquirir a consciência da existência. Não é encontrada em farmácias, mercados, shoppings, mas nos recônditos do coração de quem a sente e ama. Favorece o surgimento de contínuos amanheceres de alegrias.
Cultive os bons sentimentos. Se optar pelo cultivo de coisas boas, enobrecedoras de qualquer natureza, o entusiasmo pela sua preservação fará de cada dia um contínuo encantamento. Se cultivar o hábito de encontrar o melhor nas coisas quase invisíveis ou quase imperceptíveis - até mesmo em acontecimentos menos felizes -  desfrutará de esperanças e conquistas que poderão se tornar permanentes.
Com a alegria de viver instalada no coração sempre haverá uma forma de encarar os acontecimentos e deles, retirar a melhor parte. Não se permita convivência emocional negativa no caminho por onde anda.
Sempre que possível expresse a alegria de viver.  Não a deixe contida. Espalhe sorrisos... Fará bem a si e aos outros! Quem cultiva a alegria de viver possui um tesouro. Espalhe alegria e sorrisos por onde andar. Oferta-os aos que te cercam, iluminando e tornando mais belo o dia a dia das pessoas, assim como o sol brilha e ilumina o seu dia! Que será alegre e Feliz! Muito feliz!

7 comentários:

  1. PARABÉNS,ADOREI POIS A ALEGRIA É ESSENCIAL PARA NOSSA VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lu, sensacional a sua crônica, que abranda um pouco o semblante daquele que vive aprisionado dentro de si mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Iluminada Lu!

    Se voce fosse espírita diria que estava psicografando. Pois as palavras vem da alma, são filtradas pelo coração e ainda verificadas pela razão. Somente poderiam sair obras-primas como esta.
    Amo tuas palavras. Nietzsche tinha razão: Palavras são como fazer amor...
    Obrigado por tudo isso!
    Com afeto do sul

    josé carlos bortoloti - Passo Fundo - RS
    profeborto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Lu, encontrei-me nas suas palavras iluminadas. Não seria o sorriso, um dos componentes da alegria, que sopra as rugas de expressão para longe? Não é fácil ter uma atitude positiva na vida, qdo aparentemente tudo parece estar contra você... Mas, a alegria é uma escolha e a melhor alternativa. Sempre.

    Adorei!

    ResponderExcluir