02/02/2013

NOITE DE CANÇÕES E NOSTALGIA: PRIMEIRO SARAU REGIONAL DO CENTRO-OESTE


         “Foi durante uma das apresentações do PROJETO CONVERSANDO MÚSICA, que o então Presidente do Clube de Engenharia de Goiás, Douzonan da Cunha Matos, pegou o microfone e disse: Quero fazer um desafio ao Reinaldo (Clemente) traga aqui, o Chico Pinheiro, para gravar um Sarau, programa que ele apresenta na Globo News ”.
       As palavras acima são do irrequieto Empresário e Empreendedor Cultural Reinaldo Clemente, que de imediato aceitou o desafio.
Segundo Reinaldo, “no dia 10 agosto de 2012 (sexta feira) fui ao Rio de Janeiro. Chico Pinheiro convidou-me a assistir a gravação do próximo programa, que seria com o Geraldo Azevedo e Amelinha. Então conversamos e acertamos”.
      E a gravação do primeiro “Programa Sarau Regional do Chico Pinheiro - região Centro-Oeste” aconteceu em Goiânia no ultimo dia 25 de janeiro, sexta-feira, na Vila Colonial, local apropriado e decorado tipicamente para o evento.


      O Sarau é apresentado há 16 anos na Globo News e tinha o nome de “Espaço Aberto”. Em 2007  foi reformulado e recebeu o atual nome. O formato delineado e voltado para o espectador do eixo Rio-São Paulo - considerado o centro artístico e cultural do país não intimidou o apresentador a partir para novos desafios.
       Reinaldo Clemente é idealizador e apresentador do “Conversando Música”, projeto que existe desde 2010 e é realizado às quintas-feiras no Clube de Engenharia de Goiás, em Goiânia. Foi a partir de sua vivencia no meio cultural que Reinaldo resolveu buscar o Sarau para Goiás.
          Evento de grandeza, ousadia, bom gosto e muito bem organizado e planejado, contou com decoração do espaço Vila Colonial ao jeito e estilo goiano. Ambiente rústico, com fogão a lenha, milho verde sendo cozido na hora, e comidas típicas - não faltou sequer a “namoradeira” na janela. Tudo bem feito e merecedor da honra de ser a gravação do primeiro Sarau Regional do Centro-Oeste.


           Os artistas convidados foram o consagrado musico e compositor Bororó, que capitaneou e apresentou a Chico Pinheiro e seus telespectadores Marcelo Barra, Juraíldes da Cruz, Laercio Correntina e o violeiro Marcus Biancardini. Todos se esmeraram para mostrar ao mundo, que além do conhecido como “Sertanejo Universitário”, estilo que ocupa espaços e é amplamente divulgado na mídia nacional, Goiás possui ricos talentos da Musica Popular Brasileira.
             Foram gravados duas edições para o programa na noite. Neles, Chico Pinheiro deixou bem claro sua ligação com Goiás, visto que chegou a Minas Gerais ainda bebê, onde foi criado - e sabe da miscigenação cultural dos dois Estados, nesse aspecto, praticamente iguais.
         Entre um programa e outro, em intervalos e após a gravação, os felizes 150 convidados foram agraciados com a apresentação da cantora Cristiane Bueno, acompanhada pelo esposo, o multiinstrumentista Adilson Ribeiro, oriundos da cidade de Santa Helena de Goiás. A dupla preencheu com competência e leveza os intervalos das gravações com a bela voz de Cristiane e a magia dos teclados de Adilson, interpretando algumas canções conhecidas e outras, de difícil interpretação, como My Way, de Sinatra, em particular e única roupagem.
        Após o encerramento das gravações, em momento de muita descontração e alegria os artistas se revezaram fazendo apresentações, dando a tradicional canja. Chamo a atenção para o violeiro Marcus Biancardini, que mostrou o que sabe fazer muito bem com a viola.  Aliás, viola que segundo o mesmo, foi do famoso Renato Andrade. Biancardini com o poder das mãos e graça tirava sons diversos com muita naturalidade – e qualidade.  Chico Pinheiro, ora sentado à mesa, ora levantando e se aproximando, mostrou-se encantado, não contendo a alegria de ver tanta coisa bonita.
            Iniciaivas como essa divulgam, abrem portas e oportunidades. Reinaldo Clemente foi muito feliz pela ousadia da sua realização.  É exemplo a ser seguido inclusive por regiões do país. Assim, poderão mostrar seus artistas, seus gêneros musicais, sua cultura.
Goiás possui muitas alternativas além do que vem sendo mostrado. Temos ótimos cantores e compositores - de todos os gêneros para todos os gostos. Precisamos mostrar isso para o Brasil - e porque não, para o mundo.
         Vejo necessidade de despertar nas pessoas a oportunidade de ver o que é produzido tão pertinho e às vezes sequer enxergamos. É preciso abrir espaço a artistas de todos os gêneros musicais. E o “Conversando Musica” pelo que vi, tem essa proposta. São profissionais que na maioria das vezes vivem de seu trabalho artístico e querem e merecem espaço e reconhecimento.
       A indústria da cultura é capitalista, como não poderia deixar de ser.  Por circunstâncias óbvias, deixam de projetar músicos que trazem cultura a uma população tão heterogenia.



         Que esse seja o primeiro de muitos saraus a ser realizado em Goiás. Deu visibilidade e foi fundamental para a reflexão, o repensar e o despertar de novos valores e gostos musicais.
Penso que a cultura de um povo é formada a partir da identificação dos gostos e costumes. E deve ser disseminada para outras regiões e lugares.  Prevalece a que tem raízes profundas, qualidade e alcança cada vez mais visibilidade da mídia e redes sociais. Atingindo número cada vez maior de pessoas. Que não faltem, que aconteçam sempre Saraus em Goiás.





2 comentários:

  1. Realmente, o que é bom, precisa ser mostrado. Se já foi passado no Globo News, vou ver se procuro e assisto.

    ResponderExcluir
  2. Lu muito bacana seu espaço onde vc não só escreve sobre artigos e sobre o que vc pensa, mas tb divulga musica, Fotografia, cultura! O que seria de nós se não existisse a música, a poesia... e Goiânia merece um evento desse porte, com tanta gente de qualidade, Parabéns! Se estivesse em Goiânia com certeza gostaria de participar desse momento único. "Sarau" com esse grande conhecedor da nossa linda Música Popular Brasileira, Chico Pinheiro! Parabéns Lu adorei. Beijo

    ResponderExcluir