05/11/2013

A DOR DA INGRATIDÃO


Viver em harmonia e paz é tudo que queremos e precisamos. Para assim viver, é necessário Semear bons sentimentos como, por exemplo, amor, carinho e a gratidão. Em nossa existência, recebemos carinho e amor de amigos e familiares. Ao longo de nossas vidas, muitas vezes ajudamos aqueles que despretensiosamente nos procuram, sem esperar nenhum tipo de retorno.

O fato é que, em alguns momentos ou situações, nos deparamos com aqueles que fizeram parte de nossas vidas, indiferentes conosco. Frios ao conversar e olhando-nos, como se fossemos um desconhecido. Pessoas talvez, que considerávamos amigas ou familiares, mas que esqueceram os benefícios recebidos. Esqueceram momentos alegres, sonhos juntos construídos e até dificuldades partilhadas.

Estamos constantemente, em busca de pessoas sempre prontas a nos ouvir. A nos entender e respeitar nossas particularidades e limitações. Desejamos ter por perto, aquelas que oferecem o ombro amigo, quando delas precisamos. Que possamos contar com elas em momentos ou situações adversas. Que confiem em nós, acima de qualquer coisa. Que sejam incapazes de duvidar da nossa lealdade e, principalmente, que saibam dizer muito obrigado. Seja com palavras, gestos ou com o coração.

Penso que, infelizmente, raríssimas são as pessoas que nunca experimentaram uma dor que oprime o peito.  Sintoma de quem muitas vezes ofereceu o coração, e de retorno, recebeu indiferença.
A essa indiferença, normalmente chamamos de “ingratidão”. 

Quantos de nós já não a experimentamos? E por inúmeras vezes, sofreu essa dor, sem conseguir a paz que tanto bem nos faz? É sensato e importante, fazer uma análise mais profunda, das fontes de nossas dores e mágoas.

Pergunto: Não seria tudo isso uma questão de ação e reação? Quando fazemos algo para alguém, esperamos dela algum retorno? "Fiz o que pude e a pessoa não foi grata". É exatamente nesse momento que surge a dor da ingratidão.

É preciso refletir de forma honesta o que nos levou a fazer isso ou aquilo para aquela pessoa. Algumas, talvez respondessem: “fiz por amor, mas não recebi nada em troca”. Não estamos falando aqui, de vender benefícios tais como: reconhecimento, afeto, gratidão.  O amor apenas doa. Não cobra, não vende nem troca absolutamente nada.

“Eu não esperava isso dele ou dela”. Sentimento de falta de reconhecimento - Ingratidão.  Algo muito doloroso e ninguém gosta. Mas entre sentir um pouco de raiva e ficar ruminando mágoas, existe uma longa distância.  Infelizmente, mostra que a pessoa ainda não conseguiu exercitar o amor incondicional. Aquele que dá paz em qualquer situação.

Creio que, devemos pensar assim: Fiz, mas foi o outro quem não soube receber com dignidade. Portanto, o problema não é meu, é dele. Assim sendo, não cultive ódio, rancores e mágoas. Isso faz adoecer. É preciso trabalhar bem o eu interior, para esquecer rancores e aprender a perdoar sempre. E a vida seguirá mais leve e feliz.

Dizer que nunca mais fará nada para alguém, é reação natural do ser humano. Porém, não devemos supervalorizar as coisas “negativas”. Quando as valorizamos, sofremos mais e mais. Não podemos ter uma mente doente, egoísta e orgulhosa. É preciso a cada dia, a cada amanhecer, buscar as melhores ferramentas das quais dispomos interiormente, para em harmonia viver.

Falta de perdão faz mal a nós mesmos. Guardar mágoas é como tomar veneno. Além do mais, atire a primeira pedra aquele que nunca foi ingrato com ninguém nesta vida.  Mas, é de bom alvitre, esquecer as ofensas e corrigir as imperfeições. Fazer uma profilaxia da alma.

Só os que perdoam, vivem livres e estão prontos para experimentarem o novo. Prontos, para alçarem voos elevados.  E sabem que, para serem felizes não precisam só de reconhecimento. E sim, de um grande e incondicional amor no coração. Se alguém te retribuir com a ingratidão o bem que fizestes, não fique triste. É melhor receber a ingratidão, do que exercê-la em relação ao próximo.


5 comentários:

  1. Lu parabéns, belo texto, tão perfeito, tão grande a sua luz. Falar da Ingratidão sempre difícil... Li o texto e refleti bastante! Uma das maiores forma de se conhecer o íntimo de alguém, é observar o grau de agradecimento e reconhecimento! Bjos amiga linda!

    ResponderExcluir
  2. Escreveu para mim, foi????direto amiga...bem dificl!!!Parabéns!!Verdadeirooooooo

    ResponderExcluir
  3. As vezes eu fico pensando em que se baseiam esses excelentes textos da Lu. Seria de alguma experiência pessoal mesmo, de conhecidos ou mera ficcção?
    Parabéns de novo. Merecido.

    ResponderExcluir