05/08/2013

RANCHO DO SOSSEGO: NATUREZA E HARMONIA.


Existem algumas coisas que todo mundo deve fazer durante a vida, e, seguramente, acampar, é uma delas!  Sim, acampar, permitir-se ficar um pouco mais próximo à natureza. 
Confesso que, ao longo de minha vida havia acampado apenas duas vezes, e por sinal experiências que considero desastrosas. 

A primeira vez que acampei foi na cidade de Aruanã, às margens do belo e imponente Rio Araguaia, onde havia muito mosquito, sol escaldante e gente em demasia. O calor era excessivo e ainda tinha o incômodo de a todo momento ter que passar repelente no corpo. Desconforto total.

A segunda experiência foi na histórica Pirenópolis. Tive a "sorte" de um grupo de jovens vir acampar ao lado da minha barraca e a noite inteira foi um frevo só. Música alta, gritos, barulho em excesso. O fato é que não consegui dormir. Agonizei por horas dentro da barraca até que o dia amanhecesse. Noite longa e interminável.

Os anos se passaram, e eu havia até deixado no campo do esquecimento essas passagens pouco venturosas. Até que recentemente, recebi um convite, extensivo à minha família, para acampar por uma noite no local denominado "Rancho do Sossego"  às margens do Rio Urú, região norte do Estado de Goiás. Nesse local  aconteceria uma festa junina, evento conhecido e tradicional. Então, depois de pensar e relutar, resolvi que iria. Comprei  minha tralha:  barraca, lampião, cadeira, colchonete, e outras miudezas necessárias, malas feitas e pé na estrada.

Foi uma viagem relativamente curta. Passamos entre canaviais, em uma estrada de muita poeira e sob forte calor. Ao chegarmos, observei que  o "Rancho do Sossego" era um lugar bem cuidado, bonito, arborizado, muito aconchegante, com uma estrutura ótima para acampar - e de pessoas amáveis e gentis.  Bela paisagem, onde a natureza era bem preservada.




Sem dúvida, é preciso algumas resignações para curtir acampamento. E  um dos piores momentos é a hora banho, que quando no rio é desconfortável.  Mas como o lugar oferecia uma ótima estrutura, isso foi minimizado.

O Rancho do Sossego possui energia elétrica, geladeira, som, muitas mesas e cadeiras. Os proprietários, nos acolheram de forma amistosa, são de fato anfitriões espetaculares. Durante o dia conversas, pescarias, muita comida e cerveja gelada à vontade. E sol... Muito sol, calor escaldante. Mas, que não atrapalhava a alegria e diversão de todos presentes.

Ao cair da noite a festa começa. Quadrilha, comidas típicas, quentão e uma fogueira para aquecer aquele leve friozinho, comum à beira de rios!  A noite foi muito divertida.  E, lá fui eu pela terceira vez na vida, dormir em uma barraca. Fui tentando apagar as duas primeiras experiências, que não foram muito boas.

Antes de entrar na barraca, me coloquei a observar a noite, que trazia lindo e incomparável céu estrelado. Já deitada, podia ouvir o barulho das águas do rio batendo nas pedras. Fazia nesse momento um friozinho gostoso, bom para dormir um sono restaurador. Assim a noite passou de forma tranquila.


Alvorecer: a chegada lenta e calma de um belo dia, que logo se torna ensolarado. Aves de várias espécies, cada uma com seu típico canto imitavam uma orquestra. Pertinho de mim, um pequeno pássaro fazia um esforço enorme para cantar.  Ouvi quando minha filha disse: "nossa, que pássaro desengonçado é esse? Parece que vai engasgar" Foi o motivo para que déssemos boas risadas. Então, depois da sinfonia da manhã, com o sol começando a esquentar o dia, hora de levantar. Deparei com uma bela mesa de café da manhã, com biscoitos, pães de queijo e um café delicioso, acompanhado de um gostoso bate papo. Alegria e harmonia.


O tempo passou rapidamente e é chegada a hora de organizar as coisas, voltar para casa. Desmontar barraca, recolher objetos pessoais e se permitir uma última contemplação à beleza daquele lugar.

Apesar dos pequenos desconfortos, valeu à experiência. Afinal, estar em contato com a natureza, ouvir as vozes do silêncio, e ver o sorriso dos filhos se divertindo, não tem preço. Juntos, experimentamos novas emoções, e melhor ainda: passamos por uma desintoxicação virtual. Sim! Desintoxicação porque não tínhamos sinal de nenhuma operadora. E sobrevivemos! Se houvesse sinal de internet no "Rancho do Sossego", certamente estaríamos boa parte do tempo conectados, cada um no seu canto, imerso em seu mundo. 

O prazer e a alegria dos momentos vividos ali foi  algo  fantástico, mágico. Nos divertimos muito. 
A experiencia de dormir uma noite dentro de uma barraca, em local aprazível como o "Rancho do Sossego", foi válida e serviu para me mostrar que não é tão ruim assim. Mas, com toda sinceridade, ainda continuo preferindo o conforto e a praticidade da vida urbana!



Um comentário:

  1. Puxa, lugar superbonito e Natural. Deu vontade de passar as férias (nesse local é lógico) de novo.

    ResponderExcluir