12/08/2013

O ANJO ENCANTADO DA MINHA VIDA!

Uma história linda... De amor, de luz, de alegrias... Uma história de muito amor.  Início de vida, amplas possibilidades e  sonhos. A emoção única e a certeza que tive em Junho de 1986,  quando soube que estava grávida de uma menina. Chegaria um anjo, um ser amável, uma doce criatura. Companheira  para a longa caminhada da vida, sempre cheia de buscas e descobertas... Eu tinha a certeza que estaríamos sempre unidas, sempre juntas!

Foram nove meses de emoção, que rapidamente se passaram... Eis que chega o esperado momento de ir para a maternidade... Momento único, feliz, de muita expectativa e ansiedade para ver logo o rostinho da primogênita. Nem parece que o tempo, passou, sinto tão vivo dentro de mim esse momento... Parece ter sido ontem que a recebi carinhosamente em meu colo, pesando 4 kg e 200 gramas, com lindos olhos azuis. Instante mágico! Para sempre! Para sempre inesquecível.  Foi assim que começou nossa história de amor... Nossa linda e feliz história de amor. Você foi muito esperada, desejada... A primeira filha, a primeira sobrinha, a primeira neta.

Sua doce presença foi motivo de extrema e incomparável felicidade... Você, filha,  trouxe muita alegria à família. Dessa forma, cresceu rodeada de carinho e amor. Já aos três anos de idade, foi matriculada na Escola Solar - hoje Colégio Solar - ao lado de outras crianças, na modalidade creche. Você sempre foi uma criança feliz, inteligente e doce. As professoras se encantavam com sua desenvoltura. Você adorava desfilar, dançar e cantar. Geração Xuxa, tinha muitas roupas e brinquedos ao estilo dela. Y-la-ri-lá-riê... Acalentava o sonho de ser Paquita. Sonhos de criança...

Você era estrela. Sempre convidada a protagonizar comemorações e apresentações na escola. Adorava, pois, não era tímida e a sua desenvoltura lhe permitia isso. Nunca teve medo de desafios. Encantava a todos pela inteligência e beleza. Parecia uma boneca de belos olhos - agora esverdeados - pele clara e lindas bochechas rosadas. A chamaram na escola de “moranguinho” – alusão à boneca que fazia muito sucesso na época e que, sem dúvida,  tinha traços semelhantes aos seus.

Ah, mas tinha dias que era difícil. Por vezes, você embirrava e chorava para não ir à escola. Queria ficar comigo. Sim, queria minha companhia!  Na hora do banho, era um "deus-nos-acuda": vinha a seção “chororô”. Lavar os cabelos? Trágico momento. Seus cabelos eram encaracolados e difíceis de pentear. Mas, sempre com muito jeito e ternura, eu conseguia fazer do banho um momento mais harmônico. Assim, aproveitava para conversar, te explicar, fazendo-a entender que precisava ir para escola,  e que eu precisava ir para o meu trabalho.

Após o banho, você de uniforme limpinho, era o momento em que eu arrumava a lancheira cor de rosa da “Xuxa”, pegava a pequena mochila igualmente cor de rosa e a levava até o ponto para esperar o "Tio Pedro", que a buscava em uma Kombi todos os dias. 

Na escola, momentos de felicidade e plenitude. Você brincava muito com os amiguinhos e era muito querida. Não brigava, não fazia travessuras e nem batia em nenhum colega. Embora algumas vezes, precisei ir até à escola para ver o que havia acontecido, pois você chegava em casa com alguns arranhões e mordidas de coleguinhas mais peraltas.

Depois de certo tempo, passei a fazer o papel de te levar e buscar  todos os dias. E certo dia, ao sair do trabalho me atrasei  alguns minutos e quando cheguei você estava aos prantos, com a professora conversando e buscando acalmá-la. Quando a indaguei porque chorava, entre soluços sentidos me respondeu com essas palavras: “Fiquei com medo de você não me buscar nunca mais e eu ter que morar com a "Tia" Shirley” – Diretora da escola. Você mostrava assim mais uma vez o quanto era apegada a mim.

Um certo dia, eu estava imersa e entretida com os muitos afazeres da casa, e você brincando próximo de mim. De repente, me imitando, pega uma bolsa e diz:  "Mamãe, vou tabaiá". Eu disse "vá com Deus". Minutos depois me dei conta de sua ausência. Procurei pela casa e não a encontrei. Abri o portão e saí correndo em busca de você, que já estava próxima a uma avenida movimentada e perigosa. Foi um grande susto. Mas, foi essa a única vez que fugiu.

Minha “menina moranguinho”... Meu anjinho querido... Você sempre foi convidada para ser "dama de honra" em casamentos. Foram tantas vezes em tantas igrejas que não me recordo todas. Você era requisitada e sempre aceitava com um sorriso de felicidade. Não se intimidava porque adorava fazer esse papel. Certa vez, em um casamento,  você entrou na igreja cantando e espalhando pétalas de rosas. Seu sorriso e felicidade deixou a todos muito emocionados.

Tempo da vida... Tempo que passa... E o tempo passou... Essa menina, embora conserve o sorriso e a meiguice de sempre,  cresceu. Hoje, uma educada e bela moça, formada,  exercendo sua profissão. Profissão difícil, em que precisa muita determinação, tendo que ser, em nome da responsabilidade e do bom senso, por vezes dura, exigente e firme. Forte e guerreira, não se intimida com desafios. Mas a doçura permanece, continua em seu coração. Vive cada momento da vida intensamente. Administra bem sua dura rotina e o cansaço do dia-a-dia, pelas batalhas e sonhos que busca.

Você é independente. Essa é a realidade. Mas ainda que trilhemos por caminhos diferentes, sei que não esquecerá que sempre estarei juntinho à você. Somos eternamente ligadas por laços de amor, que construímos a cada despertar e a cada anoitecer de nossos dias. De nossas vidas. Minha filha amada... Minha sempre adorada menininha...

Hoje você é dona do seu destino e de sua vida... Mas, peço: pelo coração generoso que tem, jamais esqueça  de abraçar e amar aos humildes. Saiba que terá sempre meu colo cheio de amor a te amparar em todos os momentos. E nunca deixe que roubem a criança que existe dentro de você. Seja eternamente doce e carinhosa, mesmo sendo forte, determinada e vencedora como é. 

Minha filha, meu amor... Minha meiga "menina moranguinho"... Não, não deixe jamais de colocar amor em tudo o que você fizer na vida, seja qual for a tarefa, a missão, o papel a ser desempenhado. Faça sempre com muito ternura e carinho. 

Foi com essa fórmula que desde que a concebi em meu ventre, te guiei pela vida e mostrei os caminhos a seguir... Obrigada, filha por você existir e fazer da minha vida uma eterna felicidade! Minha sempre "menina moranguinho"!









5 comentários:

  1. Querida amiga,( posso lhe chamar assim?) é uma história de amor que emociona, que me levou às lágrimas, porque eu não tive filhos. E eu escolhera uma menininha, talvez tal qual a sua " moranguinho". Que Deus continue abençoando vc, minha linda, e à sua filha. Beijos para vcs.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga (posso lhe chamar assim?) é uma história de amor que me levou às lagrimas porque não tive filhos. Sempre sonhei com uma menininha, talvez como a sua " moranguinho " linda, de olhos azuis, porque tbém os tenho azuis. Tanto amor, tanto viver...Que Deus abençoe a vc e à sua linda filha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nada é mais forte e profundo do que o amor maternal! Lendo sua história, a minha veio à tona! Cada vez mais sou testemunha que não é a quantidade de horas e sim a qualidade delas que faz a diferença na relação. Minha mãe corria tanto, tadinha! Mas sempre esteve tão presente! Às 11 da noite, quando chegava da Faculdade, ainda tinha fôlego para perguntar: "filha como foi seu dia na escola"?

    ResponderExcluir
  4. Amor de mãe. É algo imcomparável que perdura a vida toda.
    Só faltou as fotos.
    Mas tem que se manter a privacidade mesmo.

    Excelente artigo, uma homenagem a uma filha que não te esquecerá tão cedo.

    ResponderExcluir
  5. Linda e emocionante crônica... Sem dúvida, palavras que foram "ajuntadas" dentro do coração... Coração de mãe, zelosa e cheia de amor. Parabéns pela sensibilidade e alma colocadas no texto. Show!!

    Paulo Rolim - Goiânia - GO

    ResponderExcluir