20/06/2013

SER FELIZ... VIVER FELIZ... AGORA, JÁ!

Nascemos livres... Somos livres. Não pertencemos a ninguém. E não podemos querer ser donos dos desejos, vontades ou dos sonhos de quem quer que seja.  A razão de ser da vida está dentro de nós. De cada um de nós. A nossa felicidade também. É preciso tê-la como meta de vida. Prioridade.

É compreensível em certos momentos sentir um vazio na alma. Quem nunca sentiu?  Pode acontecer com qualquer pessoa. Às vezes, se tem tudo e ainda acha que falta muito, que é pouco o que se tem. Momento de direcionar o pensamento rumo aos desejos mais ocultos, mais íntimos. Buscar a plenitude. Afinal, somos reflexo daquilo que pensamos e vivemos.

Parar de buscar a felicidade onde ela não existe ou, em lugares por demais distantes.  Não ter por objetivo metas inalcançáveis, muito longe das mãos. Do alcance possível das mãos. E, nunca se diminuir, menosprezar... Ser sempre o melhor amigo de si mesmo. Sorrir muito. Um Sorriso significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abra diariamente sorrisos de aprovação, a você e ao mundo. Se permita.

Perceba à sua volta o que há de melhor. Ofereça o melhor de si.  Veja as pequenas, simples e singelas coisas da vida. Pequenos gestos. Com um sorriso, passamos às pessoas uma melhor impressão. Assim, afirmará que está "pronto" para ser feliz.

Trabalhe a favor. Não espere ou pense que a felicidade chega muito facilmente. Pare de exigir o que nem você conquistou.  Exija menos e faça mais. Agradeça a tudo, até mesmo a ingratidão... A dor. A compreensão que temos da vida é pequena e limitada, para que venhamos a julgar qualquer coisa ou pessoa.

Quem nunca ouviu: “eu quero ser feliz”?   Ao refletir a profundidade dessa expressão, percebemos que por várias vezes desperdiçamos momentos mágicos. Únicos. Atropelamos o mundo e a nós mesmos. Quantos foram capazes de resolver as maiores crises e problemas, mas não souberam dedicar e ter tempo para si.

Ou não souberam como preencher as horas livres de um final de semana. Morre lentamente quem se torna escravo de obrigações excessivas, morre fácil e lentamente quem não encontra graça, alegria e valores em seu viver. Destroem seu próprio amor. E não se deixam ajudar, imersos em seu mundo e em suas convicções, nem sempre certas.

Chega a ser engraçado e pouco comum pessoas ficarem perdidas quando se acabam os problemas. O que elas farão se já não têm nada que as fazem se desesperar? Sentem até que desaprenderam a se amar. E, pergunto: quem gosta e quer conviver com alguém assim?

Sugiro: cante, chore, dance na chuva! Viva, viva plena e intensamente a vida antes que a cortina da existência se feche definitivamente. Antes que um imprevisível e ultimo ato acabe... Ser adulto não é perder e abdicar dos prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Ao acordar pela manhã, se pode decidir entre duas coisas: ficar de mau humor, de cara fechada e passar isso adiante ou então, sorrir, espalhar harmonia e fazer bem aos outros. E ao próprio coração.

Em determinados momentos, as pessoas que amamos nos magoam. E nada podemos fazer. Continuamos a jornada, ainda que com nosso coração machucado. Ferido até. Fica aquela falta de esperança, de alegria na alma. E lenta e calmamente, aos poucos, vamos nos recuperando, sarando e esquecendo essa dor.

Momento oportuno para se descobrir... Se entender...  Reconhecer o quanto precisamos acreditar em nós, tanto quanto precisamos respirar... Razão de nosso viver e de existir. Repensar escolhas, planos, projetos de futuro e ideias. E estar aberto a mudanças, embora, sem jamais abrir mão de sonhos que podem ser tudo o que se tem.

Algumas escolhas não são fáceis, mas são impositivas e necessárias. E para nossa felicidade, é preciso entender que "existe uma diferença enorme entre conhecer o caminho e percorrê-lo". A felicidade pode demorar a chegar. Pode demorar muito mais que imaginamos um dia. Mas, o que de fato importa é que quando ela vier, que venha para ficar. Mas não esqueçamos: É preciso ser feliz! Ser feliz agora. Já!



2 comentários:

  1. Que lindo Lu, texto sensacional! "Parar de buscar a felicidade onde ela não existe ou, em lugares por demais distantes." Adorei.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade não tem uma receita ou não pode ser comprada, porque está ligada à valorização de pessoas, de "pequenas grandes coisas", da percepção do que é RELEVANTE na vida. Muitos pensam nas conquistas materiais, sem levar em conta TAMBÉM uma evolução espiritual. Acumular, acumular...sem compartilhar! Faz sentido? É preciso primeiro redirecionar o olhar de dentro para fora! A mudança começa em cada um, botão de Deus, para desabrochar um ser humano mais revestido de pétalas orvalhadas do que espinhos...

    ResponderExcluir