07/06/2013

CRÍTICAS: PARA O BEM OU PARA O MAL

É normal e compreensível emitirmos opiniões diante de certos comportamentos, atitudes ou até mesmo de realizações de outras pessoas. O que não nos dá o direito de arrasar, diminuir ou destruir alguém, pelo bel prazer de ver sua ruína. Falo do ato de promover críticas, emitir conceitos. É preciso saber separar bem a forma de fazê-la: a construtiva, feita com amor, carinho e interesse em ver o outro melhor. E a que chamamos de destrutiva, feita com ódio e rancor, com o claro intuito de agredir e humilhar.

A verdade é que ninguém gosta de receber críticas. Mas em sentido oposto, expor e comentar os defeitos dos outros, aí sim, é fácil, fácil. E dificilmente, se perde a oportunidade de fazê-las. Conviver com críticas exige grande dose de paciência, maturidade e equilíbrio. Significam julgamento de valor ou de sentimento. E pode ser algo bastante subjetivo, de acordo com o ponto de vista de quem as faz.

Críticas são rotineiras, diria que algo contumaz em nossa vida. Ideal é nunca levar tudo a ferro e fogo. Pois, há momentos em que elas são necessárias e muito bem-vindas - e isso só se dá quando a pessoa está mais aberta, receptiva às opiniões. Aproveita a oportunidade para refletir e até mesmo se reformular. Se não for assim, pode inadvertidamente provocar vergonha, raiva, indignação.

Há indivíduos que são indiferentes a qualquer forma de crítica. Reagem tranquilamente com um "não estou nem ai". Talvez sejam mais resolvidos e até mais felizes. Outros, no entanto, se sentem destruídos, profundamente feridos e ficam muito magoados.

Ainda mais: se o criticado for forte, consciente de seu próprio valor, saberá receber a crítica muito naturalmente, sem sofrimento ou dor. Pode, em determinado momento, até ficar um pouco triste e tentar rebater, mas não se sentirá vilipendiado, agredido. É bem diferente de quando está a atravessar uma fase difícil... Mas, cuidado. Se for alguém inseguro e complexado, a crítica será péssima, avassaladora.

Por outro lado entendo que críticas são necessárias.  Nem diria críticas, mas talvez algumas verdades analisadas sabiamente e ditas, com o intuito de tocar o coração, orientar o rumo dos ventos e acima de tudo ajudar.

A boa crítica - ou verdade analisada - é aquela que é feita com carinho, por motivo de zelo e primordialmente de forma discreta, elegante, a sós. Aquele momento em que se chama a pessoa para o canto e diz-se: "olha, você pode fazer melhor, tem capacidade para fazer diferente! Quer tentar novamente?" Uma atitude de quem positivamente quer ajudar a crescer, quando tem o nobre intuito de elevar o outro.

Infelizmente existem pessoas que criticam e opinam vendo unicamente - de acordo com sua visão - o lado supostamente ruim. Nunca o lado bom. Trazem sempre uma palavra azeda, amarga e venenosa na ponta da língua. São as pessoas negativas e complexadas. Nunca criticam por amor, com amor. Têm dentro de si grande dose de arrogância, maldade, inveja e desejo de vingança. Em geral, se ocupam muito com a vida alheia. E esquecem a sua porque na verdade é um imenso vazio.

Fazer um exame de consciência nunca fará mal a ninguém. A partir disso, quem sabe procurar enxergar as coisas boas que existem e ver o lado bom e positivo das pessoas... Seria mais fácil e gratificante viver dessa forma. Optar pela melhor forma de viver...

A crítica feita de forma destrutiva e até desonesta não contribui em nada para o crescimento de um ser humano. Deve-se trocar isso por elogio? Enaltecer inteligência, sapiência e bondade? E somente depois, apontar os erros?

Convide a pessoa a refletir: o que a levou a fazer isso? Será que não existe outra forma de agir? Quem age dessa forma, construtivamente, não está pensando em si mesma, mas no bem do outro. Desejando o melhor.

A aceitação e assimilação será proporcional ao motivo e ao modo como será colocada. A observação pode servir de alerta sobre defeitos, imperfeições, comportamentos inadequados.
A segurança e maturidade propiciarão refletir e analisar cada crítica recebida. E a considerará, se nela houver algum dado importante para seu autoconhecimento e crescimento.  Mas é preciso cuidado quando isso acontecer.  Observar se o criticado não passa por um momento difícil e se encontra fragilizado.

Saber aceitar ou fazer críticas pode ser considerado uma arte. Um exercício que precisamos cultivar. Então, ao receber ou fazer críticas, que seja de forma leve e ponderada. Com bom senso e inteligência. Sem agredir ou retaliar. Para que se possa levar a vida de forma leve e tranquila. E em paz consigo mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário