16/05/2013

BELEZAS E ENCANTOS DA VIDA: A MAGIA DE UM ARCO-IRIS




Em uma tarde de sábado, da janela de meu quarto observava certa calmaria na cidade, que em outros momentos é por demais agitada. Desviei o olhar em direção ao céu e percebi intenso movimento de nuvens, que juntas se preparavam para derramar generosamente a chuva que molharia a terra. No horizonte a visão de imensos e belos edifícios, e por entre eles, vejo o começar tímido da chuva benfazeja.  Aos poucos, vai se tornando mais forte e seus pingos, em meio à imensidão, vão aumentando. Continuo absorvida na mesma janela, inerte, apreciando a chuva. Percebendo e contemplando plenamente a sua beleza.
Passado algum tempo, aos poucos aquela chuva cessou. Os raios de sol começaram a voltar, a dominar o céu que se ornava azul novamente.  Rapidamente  se fizeram presente, com beleza e imponência.  Mas a beleza foi ofuscada com o surgimento de um lindo arco-íris - momento mágico, único da natureza. Porém nem sempre tão percebido e observado como deveria. Quem não é capaz de amar a chuva jamais saberá apreciá-lo.
Sem perceber acostumamos com os fenômenos da natureza que trazem rara e tamanha beleza. Assim, deixamos de contemplá-los. Consequentemente não os valorizamos.  Sequer percebemos que não mais observamos as estrelas no céu, como se depois de algum tempo, tivessem perdido o encanto, o mistério...
Também comumente esquecemos de olhar o quanto é encantador o momento de um pôr-do-sol. Como acontece todos os dias, talvez seja por isso que não nos surpreenda mais. Deixamos de nos deslumbrar diariamente com a nossa própria existência, esquecemos que cada dia é um novo milagre, uma nova chance - um novo e belo arco-íris.
Focados em questões práticas do cotidiano, acabamos nos tornando grandes distraídos. Sim, distraídos no sentido de esquecidos, pouco atentos no que diz respeito à questões tão importantes da nossa existência.
Em algum momento talvez seja necessário refletir, e se preciso, parar tudo. Parar de pensar tantas coisas ao mesmo tempo. Parar no tempo a imaginação. Limpar a mente. Deixá-la livre. Aprender a observar todos os arco-íris. Saborear esses instantes maravilhosos de perfeição e alegria – para deleite do coração e o aflorar das emoções.
Quem nunca correu a buscar a máquina fotográfica para registrar imagens de um arco-íris? Diante de bela e encantadora imagem, não me contive.  Foi o que fiz. Depois de vários flashes,  constatei que a câmera não foi capaz de captar e eternizar aquela visão que eu tinha através dos olhos e do coração. Ah, se a minha câmera registrasse exatamente o que o meu coração viu!
Aquele momento me levou à infância. Me trouxe à lembrança as histórias que ouvia. Quem lembra do pote de ouro no inicio do arco-íris? Da lenda do menino que viraria menina se passasse por baixo dele? E que o arco-iris nascia numa montanha...
Imersa nessa viagem, volto ao meu momento. Percebo que enquanto as pessoas correm de um lado para outro, absorvidos na rotina e nas obrigações, perdem um dos maiores espetáculos da natureza e da vida. Como as borboletas voando, anunciando alegria. A dádiva, a benção da existência.
Fiquei com a sensação de que em algum lugar além do arco-íris há beleza, amor, paz e harmonia. Luz. Vida.
E aproveitei o momento para agradecer o dia que tive. Que as cores do arco-íris possam colorir ainda mais a minha vida. Que ele se torne inesquecível, pois me trouxe o bem mais precioso – uma lição de amor, diante das maravilhas da vida.

3 comentários:

  1. Lu parabéns!!! Que lindo, sensivel e apaixonante texto. As vzs na correria do dia a dia nos esquecemos de parar, respirar e curtir alguns minutinhos, apreciar a beleza da natureza na sua simplicidade... observar como tudo é tão perfeito e belo! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, as vezes as pessoas se apegam tanto ao superficial que se esquecem do essencial. Vale a pena parar e refletir sobre o texto.

    ResponderExcluir
  3. Amada amiga de alma!

    Como faz bem ler o que escreve, é como se estivessemos ouvindo a voz de tua alma. Acalenta-nos e nos leva para seu mundo. Um mundo quase perfeito onde de palavras constroe-se o que tanto necessitamos na alma humana. A compaixão. Amor. Solicitude. Acalento. Amizade, um abraço, um afeto, um ombro
    Agradeço a Ele por tê-la como amiga de alma e de inteligência divina.
    obrigado por existir e compartilhar tanta magia conosco.

    Com afeto

    José Carlos Bortoloti
    www.epensarnaodoi.blogspot.com.br
    Passo Fundo - RS -

    ResponderExcluir