09/05/2013

ACREDITAR, LUTAR, VENCER: SUPERAÇÃO


É de nosso pleno conhecimento que a vida é feita de desafios.  Cada amanhecer é prenúncio de lutas e batalhas, onde buscamos sempre a vitória. O dia pode ser amargo ou doce. Porém, à medida que ele começa difícil, detectamos a necessidade de superar as dificuldades. É quando vem à tona o poder da superação. Transpor barreiras e limites.
Superar é principalmente  querer, ter vontade de seguir continuamente vencendo os desafios impostos pela vida. É o poder de saber reconhecer o quanto se é forte. Recomeçar todos os dias e sempre que necessário, enxergar tudo à volta de forma otimista.
Ao longo da existência enfrentamos inúmeros obstáculos. Alguns tem origem dentro de nós, como a vaidade e  o egoísmo. Precisamos começar nos desvencilhando desses sentimentos, pois eles  trazem grandes prejuízos à alma.
Nossa vida é uma contínua história de superação. Nessa trajetória, comumente somos instados a ser exemplo e motivação. Mas essa história também pode ser de dramas e tragédias. Se entendermos que à nossa frente existe uma barreira, que parece ser intransponível, o certo é pensar positivo e exercitar a força interior. Vencê-la.
A vontade de vencer, a atitude tomada e postura assumida diante dos fatos é o que podemos definir como superação. Ter foco, sem se importar com a opinião alheia. Certo ou errado, os frutos de seus planos serão colhidos por você.
Procure enxergar além da montanha. Sempre lembrando que isso o torna forte e guerreiro. Em certos momentos, os maiores desafios a ser superados estão contidos na mesmice que se encontra dentro de nós. Se queremos superar algo, precisamos avançar sempre em atitude e direção positiva. Então, busque compartilhar abraços, olhares, felicidades, momentos e sorrisos. Oferte o que é bom e não desanime nunca.
É importante lembrar que sorrisos verdadeiros e espontâneos encantam pessoas e as tornam mais fortes. Um sorriso sem graça, um coração frio e uma alma vazia trazem amargura à vida. Geram forte desânimo para encarar e superar os desafios.
Quando temos o controle total sobre o “eu”, usamos o lado racional e com ele nos fortalecemos, renascemos a cada dificuldade vencida, superada. Em sentido inverso, a falta desse controle nos faz fracos, conformados com o fracasso.  Sem ânimo para vencer e transpor barreiras, limites.
Não ter medo de caminhar por rotas desconhecidas sem bússola. Em momentos como esse devemos ter atitudes que talvez ninguém ainda as teve. E não esperar o incentivo fácil dos outros. Devemos ser os primeiros a acreditar em nossos sonhos.
Procure valorizar os momentos de alegria. Se deliciar com a vida, mas sem expectativas exageradas.  Vivencie sem culpas, cobranças e ressentimentos. A evolução do ser humano depende de cada um. Mantenha uma vida equilibrada e digna para não amagar sofrimento e dor.
Seja feliz ao seu modo, à sua maneira e ao seu tempo. Use o passaporte da vida a favor para ser uma pessoa feliz. Jamais perca a coragem, o ânimo e o espírito guerreiro. Tampouco, a capacidade de amar. A vida é e sempre será de superação. Supere a si mesmo. E será um vencedor.




6 comentários:

  1. Excelente texto. Ajuda-nos a ficar-mos animados quando problemas parecem intransponíveis. A vida pode ser muito desanimadora mesmo. Mas lutar por ela ficar melhor também é nosso dever.
    Parabéns, mais uma vez, pelo encorajamento.

    ResponderExcluir
  2. Lu, assim é a vida... De superação e recomeço contínuo, mesmo quando tudo está perdido. A gente nunca deve desistir de ACREDITAR, LUTAR, VENCER, SUPERAR. Parabéns excelente texto reflexivo !

    ResponderExcluir