11/04/2013

SER JOVEM... SEMPRE!


Ao longo dos anos acompanhamos e percebemos grandes transformações nos costumes que norteiam as relações humanas. Os “ciclos da vida” demonstram que as gerações estão interligadas e dependem umas das outras. Assim estabelece-se convívio harmonioso, respeitoso e, por conseguinte, feliz entre elas.
Devemos olhar o mundo e a vida como eterna novidade. Como fonte inesgotável de alegria e aprendizagem. Esquecer que a idade aumenta diariamente. E que os conflitos das diferentes gerações, facilitam o entendimento da perspectiva do que é ser “sempre jovem”.

A idade não é determinada pelo tempo cronológico. A jovialidade está na essência do espírito, na maneira de encarar a vida. Ao compreender e aceitar esse formato exercitamos a capacidade de se manter jovem. Um grande segredo é concentrar as energias no presente. Ontem? Amanhã?  Esqueça! Vivamos o hoje. O agora. Vivamos o presente com intensidade. Depositemos todas as forças e energias com plenitude... E nos surpreenderemos.
Considerados “improdutivos” décadas atrás quando chegavam aos sessenta anos, hoje o profissional desta idade encontra grande espaço no mercado de trabalho. Sabe inovar. Carrega consigo variadas experiências. É capaz de absorver novos conhecimentos. Traz consigo valores interessantes. Por outro lado, o jovem já não precisa começar a trabalhar antes dos vinte anos para construir uma carreira sólida. O mercado está mais flexível.

Há pessoas que não conseguem se livrar do passado. Vivem presas a ele. Ou, vivem somente pensando à frente. No futuro. Como se o presente não existisse.  A vida acontece hoje. É preciso ser feliz agora.  A felicidade e a juventude dependem da vontade de renovar conceitos... Se renovar. Mas, o que seria "se renovar"?
Não seria jogar fora roupas velhas, móveis velhos, trocar de carro ou algo do gênero. E sim experimentar coisas novas. Fazer aquilo que sempre se teve vontade e acabou sendo deixado de lado. Talvez por não acreditar em suas próprias potencialidades.

Recomendo: descubra o melhor que há em você!  Abra mão do jeito careta de ser e viver. Se permita conhecer pessoas novas. Aposte naquele esporte que sempre quis fazer. Retome aquele curso que por algum motivo decidiu parar. Se analisar, certamente irá perceber que perdeu várias oportunidades de ser feliz e se manter jovem.

Fazer isso ou aquilo não depende unicamente de tempo e dinheiro - como muitos pensam. Precisa apenas estar vivo, lúcido e ter atitude. Ter iniciativa. Não se torne uma pessoa rígida demais: "isso pode, aquilo não pode".  Estará jogando no lixo oportunidades e possibilidades interessantes.
“Velho”, no sentido de estilo de vida, é aquela pessoa que se queixa de tudo e de todos. Implica com as coisas mais simples. Vive irritado e esbravejando. Não importa a idade, pode ter 15, 30, 50 ou 70 anos. Ao apresentar essas características, torna sua convivência difícil.

Observe que tal citação pode parecer pesada, até desumana!  Observou? Agora, respire fundo... E reaja! Comece dizendo a si mesmo: não preciso ter o amanhã que eu imagino. O que importa é o meu hoje. Vou me permitir e abrir espaço para fazer o que gosto e quero. Hoje!
Esqueça o amanhã! O antigo é quem quer a certeza dele. O jovem quer apenas abertura para realizações do improvável. O antiquado quer se segurar em alguma coisa. Jovem quer ficar livre, receber com alegria tudo que vier e fazer parte do próprio tempo. Nada de viver de passado e lembranças. O jovem vive o hoje e trabalha para ousar.

O amanhã não existe - é um hoje que ainda não chegou. Pergunte ao seu coração o que ele gostaria de fazer. Ao obter a resposta, faça hoje.   Mude, ouse, provoque coisas novas e diferentes todos os dias.  Desfaça regras. Certamente irá se divertir e apreciar pequenas coisas. Rompa limites... O seu limite. Não mate a juventude do seu espírito.  A solução para estar sempre jovem está em você. Com você!  Busque-a no seu interior: e a encontrará. Plenamente.

4 comentários:

  1. Excelente texto! Concordo plenamente "Mude, ouse, provoque coisas novas e diferentes todos os dias. Desfaça regras. Certamente irá se divertir e apreciar pequenas coisas. Rompa limites... O seu limite. Não mate a juventude do seu espírito." A pessoa só envelhece quando deixa de sonhar..ousar. Viva o hj e cada dia por vez..sempre intensamente! Um beijão.Muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. Aos 56 anos, não me comparo a muuuuitos com 30 ou menos. Povo sem iniciativa, sem garra e sem vontade de realizar

    ResponderExcluir
  3. Lu, boa noite amiga! Seu texto muito bom e inteligente. Ah juventude....viva a juventude que está dentro de cada um! E vamos viver o hj pq o tempo voa e o amanhã a Deus pertence! Bjo

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNSSS!!Estava precisando EXATAMENTE desta leitura!!!"Não mate a juventude do seu espírito."Valeu amiga!!Maravilha Celly Mattos

    ResponderExcluir