05/04/2013

LIBERDADE: SONHO? UTOPIA? REALIDADE...


É inequívoco que buscamos de forma incessante o que acreditamos que exista em algum lugar do nosso subconsciente, na nossa vida e no cotidiano, que condicionamos chamar de liberdade. Viver e ter liberdade... É conquista de um espaço pleno de paz... É voar... É andar pelas ruas, gritar, pular, ou até mesmo, calar... Ficar em silêncio.  Sim! Ficar em silêncio. O silenciar é também um momento precioso de liberdade.
Somos livres à medida que conquistamos com sabedoria espaços e auferimos crescimento pessoal. Tudo na vida tem o seu tempo... Sua maturação. Somos raízes que solidamente permanecem fincadas no chão. E somos como o vinho que tem o ponto de excelência – caso exceda esse ponto, corre o risco de virar ácido vinagre.  Ou, a bonita e saborosa fruta que tem seu pico de doçura muito próximo ao da deterioração. Assim vamos construindo... Colhendo a essência da vida, o prazer, a arte, a alegria... Materiais que necessitamos para nos desenvolver. Crescer como pessoa.

Felizes ou não, acertando ou errando, com dor ou sem dor, ser livre é também acalentar o próprio sofrimento – daquilo que um dia se considerou ser correto na vida.  É necessário sair em meio a tantas armadilhas, entre perdas e ganhos, altos e baixos, através da conquista da tão sonhada e almejada liberdade.

É estrada sem volta. Se estreita ou se amplia na proporção da coragem de cada um e da forma com que a traçamos. Estrada incessante... Necessária para a busca e conquista do alcançável ou do inatingível. Não é ser livre nessa busca, se isso não incluir o direito de cometer erros.  Aprender cair, dar a volta por cima e conseguir levantar.
É preciso vencer um turbilhão de incertezas. E desvencilhar-se de muros e grades reais ou imaginárias - verdadeira forma de prisão. E diante da vastidão, do infinito espaço da liberdade, impossível pensar em fazer de alguém um prisioneiro. O coração precisa estar livre! Ser livre!

Liberdade! É ser capaz de realizar sonhos e desejos... É seguir em frente. Arranjar tempo para poder ser amigo, amar e sorrir. Não importando onde você parou ou mesmo em que momento da vida cansou. O que importa é que ser livre sempre é possível. É necessário apenas ter a coragem de recomeçar. Recomeçar sempre!
É um ato de autoconhecimento, de dar nova chance a si mesmo. Renovar esperanças. Afinal, somos livres para caminhar pela vida e colher de tudo um pouco. Provar de todas as taças, partilhar de todas as crenças, tomar de todos os vinhos...

Viver é exercer a liberdade. Ter no olhar um brilho de ternura. Buscar constantemente o crescimento. É depois de uma queda levantar-se e sorrir da dor. Renascer como um novo dia... Perseguir um novo ideal, sonhar e realizar.  Ir e vir. Por onde quiser!
Só possuímos uma vida. Só temos uma chance de fazer aquilo que queremos e gostamos. De ser feliz. E ser livre é ter felicidade bastante para senti-la doce, para fazê-la forte. Sabedoria para fazê-la humana. E esperança o suficiente para torná-la feliz onde quer que esteja.  As pessoas livres não necessariamente obtêm as melhores coisas, apenas aproveitam  melhor as oportunidades que a vida oferece.

Liberdade: Algo inatingível na plenitude da sua definição? Penso que ela se encontra na própria ruína. Na ausência de restrições que a razão por si só impõe.  O dia em que o homem deixar de lado o entusiasmo pela busca da liberdade, morrerá.
Liberdade é conquista importante para quem é sensível, chora, tem sentimento puro. Para quem às vezes se machuca, mas busca e tenta sempre recomeçar. Liberdade é amor...  Liberdade é Vida... "Liberdade, Liberdade... Abre as asas sobre nós!"

4 comentários:

  1. Abra as asas sobre nós sim, pois liberdade é estar de bem com a vida, com os outros, consigo mesmo, Liberdade,é poder olhar os lírios dos campos,viver sem preconceitos, viver respeitando o outro nas suas diferenças. Seria utopia querermos viver essa liberdade? abrindo as asas sobre nós, e sobre os nossos irmãos? reflitamos...
    Linda e oportuna crônica!!
    Boa noite...Parabéns, por mais essa postagem, que nos remete a grandes reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre amiga....bela reflexão...texto de extrema simplicidade e por isso belo!...adoro deus textos...aprendo muito com eles e pra mim #Liberdade é só uma palavra q significa nada a perder..ame a #Liberdade e seja Feliz..ñ obedeça tds as regras pois acaba a diversão...bjs

    ResponderExcluir
  3. Lu, eita mulher inteligente, sensivel, de uma união perfeita das palavras e pensamentos! LIBERDADE: SONHO? UTOPIA? REALIDADE... Isso tudo é vida, e quem na vida não quer liberdade: liberdade o espaço que precisamos para ser Feliz! Sonhar: sonho a força que precisamos, pois é ele que nos impulsiona, é o primeiro passo para a realização. Utopia: a busca pela vida perfeita... e a Realidade: Algo que as vzs machuca, mas que é sempre o melhor, afinal ninguém gosta de mentira, falsidade, muito menos viver de ilusões! Parabéns amiga um bom texto para reflertimos! Bjo

    ResponderExcluir
  4. "....Liberdade! É ser capaz de realizar sonhos e desejos... É seguir em frente. Arranjar tempo para poder ser amigo, amar e sorrir."...

    De vez em quando, parar refletir na vida e agir na forma correta, melhora em muito o nosso dia-a-dia.

    Mais uma vez, obrigado Lu por mais essa bela crônica.

    ResponderExcluir