05/01/2013

PRIMEIRO EU... DEPOIS VOCÊS!


 
Desde a mais tenra infância aprendemos ter e obedecer a limites e que nem sempre é possível ter tudo aquilo que desejamos ou sonhamos. Que não podemos estar em todos os lugares desejados e ser impossível agradar a todos. Compreendemos rapidamente que a vida nos impõe tomar decisões e em contrapartida cobra fortemente as razões e oferece as consequências de certas escolhas.
A nossa História a construímos. De sucesso ou fracasso.  Escolhemos caminhos a ser seguidos, almejamos e alcançamos - ou não - o sucesso nas oportunidades que a vida nos oferece.
 


Nem sempre temos a certeza do que foi a melhor opção na vida. Assim, pessoas podem fazer escolhas erradas. E com isso vivem tristes, amarguradas e até mesmo frustradas. Pode ser por não ter escolhido a carreira desejada, o cônjuge ideal, a melhor cidade para viver e por aí vai. Pensam que tudo poderia ter sido diferente. Então chegam a arrepender-se de palavras não ditas, atitudes repreendidas ou decisões não tomadas.
Para viver melhor esse paradigma precisamos minimizar, para diminuir ou amenizar a dor de más escolhas. Precisamos e devemos ter consciência de que sempre existem alternativas. 
Afinal: todas as escolhas que fazemos ou optamos na vida necessariamente são engessadas ou imutáveis? Sejam no trabalho, no relacionamento, na faculdade, no dia-a-dia, grandes ou pequenas, fáceis ou complexas, sempre existirão caminhos alternativos? Ou serão sem volta?  A reflexão será sempre bem vinda, necessária até.
Vivemos em uma sociedade que inevitavelmente influencia direta e indiretamente nossas escolhas de vida. Querem decidir por nós o nosso modo de vestir, ser, agir, estar, falar...  Viver até.
Devemos seguir à risca as escolhas e exigências da sociedade? Infelizmente existem pessoas que se deixam levar totalmente por estas Influências e modismos. Mudam suas escolhas, suas essências. E para agradar familiares, amigos, grupos ou alguém que lhe interessa dentro do seu círculo de convivência. E esquece-se de si mesmos. Outras, por questões de status ou posição social privam-se de decisões pertinentes e de algumas coisas que lhe são prazerosas. Sofrem, sofrem muito... Em silêncio.
Quem nunca se deixou influenciar em suas tomadas de decisões por amigos ou familiares? E quantas vezes abriu mão de vontades e desejos para agradar outras pessoas? 
Precisamos ser ponderados, equilibrados e comedidos, mas também decididos e firmes para ter vida plena de satisfação, paz, alegria e felicidade. 
“Nossa vida será sempre aquilo que fizermos dela”.  As escolhas deverão ser tomadas após muito bem pensadas e analisadas - sempre. Pautadas principalmente, na posição pessoal. Você – você mesmo - em primeiro lugar. Sempre!
                                        



 

Um comentário:

  1. É isso ai Lu. Infelizmente, a sociedade pode até nos privar de coisas boas. Sérias decisões, aquelas que irão mudar o nosso rumo na vida, podem até serem deixadas de lado. Parabéns pelo texto, e merece ser publicado no Dm.

    ResponderExcluir