24/01/2013

APOSENTADORIA: O RENASCER DE NOVAS ATITUDES E VALORES!


Longos anos de trabalho. Chega o esperado e ansiado momento da aposentadoria. Hora de sair do mundo do trabalho rotineiro, de horários e compromissos formais. Ruptura que irá representar grandes mudanças na vida. Mudança que pode vir a ser positiva ou negativa. Dependerá da forma como cada um passa a enxergar a vida daí para frente.
Ela deve ser encarada como mais uma fase da vida. Fase que pode e deve trazer novos valores e perspectivas. Novo olhar! Liberdade para fazer o que quiser. Viver o prazer de acordar sem pressa para o café e ter mais tempo para ler o jornal.


O que é ruim para uns pode não ser para outros. A reflexão sobre aposentadoria é de cada um. Ela coexiste na essência de todos nós. Alguns aposentados nitidamente mostram alegria e transmitem imagem de felicidade. Já outros, não.
Momento necessário e oportuno para desenvolver outros interesses e novas habilidades. Que não seja rotineiro e formal, claro.  Que sejam atividades agradáveis, como filantropia, cuidados com o corpo, descobertas culturais, até escrever a autobiografia. Isso fará a diferença.

Criar e cultivar espaço para as coisas que tragam prazer. Se quando trabalhava não tinha tempo ou não podia, porque não agora viajar, praticar esportes, ter um hobby? Dê asas à imaginação e destaque para nova vida. Você pode e merece.
Uma grande preocupação é com relação à parte financeira. Se planejada, pensada e programada com antecedência fica mais fácil.
O planejamento faz parte da preparação para a aposentadoria. No entanto nem sempre as pessoas têm consciência de que o fazem ao longo da vida.     Mas fazem. Quando fazemos planos e temos objetivos, movemos a vida. É preciso manter os sonhos para continuar vivendo feliz. A aposentadoria não quer dizer: meus sonhos acabaram!

É preciso avaliar se já desenvolveu novos interesses e se está pronto psicologicamente para enfrentar uma nova etapa. Pensar que aposentar é viver no ócio parece assustador.  Aposentadoria deve ser encarada como uma nova conquista, que pode ser de prazer e alegria. E será um momento ao qual inevitavelmente chegaremos.
Devemos ter alguns cuidados. Ter objetivos e um conjunto de rotinas gratificantes e produtivas.  É muito comum ver pessoas que param de trabalhar para assumir uma vida de passividade frente à televisão. Dormem muito durante o dia e comem excessivamente. Correm risco de cair no alcoolismo ou depressão.

Aperfeiçoar o novo estilo de vida, iniciar a prática de atividades físicas. Isso ajudará em todos os aspectos.
Manter contatos com pessoas, fazer amigos. A vida social é muito importante, serve para trocas de experiências. Tenha sim muitos amigos - de todas as idades. Seja uma pessoa atualizada, de conversa interessante, bem humorada e será sempre uma companhia agradável.
Faça o possível para ampliar seu círculo social. Resgate laços afetivos. E abra mão de relacionamentos estressantes ou prejudiciais à paz de espírito.
Apaixone-se pelos novos projetos. Mantenha-se entusiasmado e confiante. Pessoas comuns podem viver com paixão incomum, desfrutando a vida em plenitude.

Com o renascimento de novas atitudes, sabedoria e experiências que a vida lhe deu, a aposentadoria será um ótimo recomeço. A porta de entrada para a felicidade. Com novos e importantes valores!

Um comentário:

  1. Olá amiga! parabéns pelo Blog, parabéns pela excelente matéria!
    bj
    Consuelo

    ResponderExcluir