29/12/2012

OPÇÃO DE VIDA PARA SER FELIZ...


A fuga para a vida tranqüila e bucólica do interior tem sido a opção para muitas pessoas.

A correria do dia-a-dia, o medo da violência, o trânsito complicado com seguidos engarrafamentos e pessoas estressadas são alguns dos inúmeros problemas de quem mora nas cidades grandes. É preciso fazer malabarismo para organizar e cumprir com as obrigações da vida profissional.

 Para fugir dessa rotina estressante muitos decidem mudar completamente suas vidas, trocando a metrópole por uma cidade do interior, cuja rotina tranqüila e calma demanda maior qualidade de vida.

Há os que defendem que a cidade grande não é bem a “selva” que pintam. Dizem que pode ser possível pessoas se conhecerem, tornarem-se amigos, manter convivência contínua, estarem nos mesmos lugares, criar laços, conversar.

 Apesar da facilidade do “tudo se encontra” e do amplo e variado leque de opções oferecidos nas capitais tenho certeza que as pessoas não se arrependem da escolha por morar em uma cidade pequena.

Em uma cidade dessas ainda se pode dar o luxo de dormir com a janela aberta, andar pelas ruas sem medo, respirar ares mais puros. Algo que não se encontra mais em uma grande metrópole, onde o inevitável individualismo e a divisão em grupos, como o da academia, o da faculdade, o do trabalho, mostra que as pessoas são focadas em seus afazeres, sobrando pouco tempo livre. A rotina é mesmo estressante. O lazer é caro e são geralmente em bares, shoppings, feiras, cinemas.




Os apartamentos deixam as pessoas com sensação de estar enclausuradas.  Crianças com pouco espaço para brincar e sem liberdade como precisam, afinal as regras rígidas dos condomínios não permitem muita algazarra. E quase sempre não existe sintonia entre vizinhos.

Nas pequenas cidades do interior a rotina pode ser bem diferente. Imagine uma casa grande com amplo quintal com árvores frutíferas e onde se pode criar um cachorro. Imagine sentar em um banco na porta da sala e observar a vida lentamente passar através dos poucos e conhecidos transeuntes. Ou optar por divertidas caminhadas junto à natureza e encontrar amigos para uma boa conversa.  

Embora as opções de lazer sejam poucas, geralmente as pessoas se tornam muito mais unidas para se divertirem juntas.

Mesmo para quem trabalha muito e não consegue se afastar totalmente dos grandes centros, a vida no interior pode ser uma boa opção.



 


 Diante de tudo isso, seja na agitação da cidade grande ou no aconchego e quietude da vida no interior, o que vale mesmo é ser feliz. O ideal seria a possibilidade de revezar e morar um pouco no interior, um pouco na cidade grande, já que em cada uma dessas opções existem vantagens e desvantagens.
 

O fato é que; na agitação da cidade grande ou no aconchego e tranqüilidade da vida no interior, o que vale mesmo é ser e estar feliz sempre. Muito feliz.


                                                                         *-*

 Lu Couto – Jornalista
Twitter: @lucouto28

2 comentários:

  1. Edson - @papadoctorgyn

    Com certeza.
    Já morei em vários locais deste imenso Brasil e realmente você tem razão.
    É viver feliz e ao lado de quem amamos, sejam da Família ou sejam amigos.
    Esse é o grande segredo de se viver muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Parabéns pelos textos e pelo blog! Amo ler blogs, estarei acompanhando sempre vc por aqui! Beijos

    ResponderExcluir